Loading...

PORQUE ANDAMOS TãO EXAUSTOS?

Vânia Castanheira  

0


Excerto

Prefácio

O Whatsapp toca. Um rosto jovem num ecrã e uma voz cheia de alegria: «Já está!»

Estupefação do meu lado e… «O quê? Já está mesmo? Mas tão rápido?» Turbilhão de alegria.

Este livro começou há muito tempo na vida da Vânia.

Sabia que o livro chegaria, não sabia qual seria o tema, não sabia quando o escreveria. E agora já está! Já está e tão bem.

Ao leitor posso dizer que este livro, não sendo o seu primeiro, é como se o fosse no sentido de estar recheado de informação científica. Lê-lo serviu-me, e servirá a cada leitor, para encontrar num formato acessível respostas necessárias ao dia a dia. É um guia prático, como nos diz a autora, para aprender a viver melhor, com dicas, exercícios e histórias reais. Tudo contado com a voz de quem cuida.

Já está. Sei que nestes últimos meses, com dedicação, paixão e seriedade, a Vânia iniciou uma pesquisa que a leva, hoje, a poder partilhar na primeira pessoa uma perspetiva sobre o burnout como um contributo para o que ela melhor gosta de fazer e que em formato de pergunta será: Como posso ajudá-lo?

Conheci a Vânia muito jovem, filha de uma colega que se tornou grande amiga, quase irmã, e por isso a Vânia quase sobrinha. Acompanhei o seu crescimento, pessoal e profissional. Percebi, desde sempre, que a Vânia é uma pessoa de pessoas, disponível para os outros, interessada no conhecimento, curiosa como tudo, solidária, gentil, empática, uma sensibilidade única, que nos contagia com o seu entusiasmo, disciplinada e dedicada e com tantos outros predicados que convido o leitor a ir ao seu encontro.

Partilhámos interesses, buscas e caminhadas profissionais. E nos últimos seis anos os sobressaltos de um cancro levaram-na à descoberta da sua vocação. À descoberta do formato que hoje me permite saudá-la — eu pioneira do Executive & Team Coaching em Portugal —, como a pioneira do Medical Coaching aqui em terras lusas. Chapeau, minha querida Vânia, pelo fantástico caminho que percorres, pela doação que fazes de ti aos outros em cada capítulo deste livro, em cada palestra, em cada sessão de Coaching.

Este livro com que ora nos brinda será sobremaneira importante para muito. Para todos os profissionais da área da saúde e da educação, para mim e para os que acompa

Seja o primeiro a receber histórias como esta