Loading...

MEDITAçãO PLENA

Deepak Chopra  

0


Excerto

INTRODUÇÃO

Um apelo para despertar

Caro Leitor,

Há muitas boas razões para se dedicar à prática milenar da meditação. Esta obra, porém, não apresenta uma visão retrospectiva desta prática, preferindo olhar para o futuro. É o que denomino «vida desperta». Significa estarmos virados para a luz, encontrarmos a graça e libertarmo-nos da dor e do sofrimento. É a personificação da verdadeira felicidade. A meditação plena é a chave que nos abre a porta para tudo isto.

Se eu conseguir convencer de que este estilo de vida é adequado para o seu caso, o que o espera é literalmente inimaginável. As coisas que lhe vão acontecer hoje, amanhã e para o resto da vida deixarão de estar sujeitas a padrões previsíveis. Cada dia trará consigo a experiência da novidade e da criatividade, se o leitor deixar a felicidade desabrochar.

Em primeiro lugar, porém, importa fazermos a pergunta mais básica: o que é que torna uma pessoa realmente feliz? Será uma relação amorosa, uma vida familiar estável, uma carreira de sucesso? Haverá provavelmente tantas respostas quantas pessoas no mundo. No entanto, apesar de todas as nossas velhas formas de encontrar a felicidade, o chão que pisamos está a mudar. Está a acontecer algo novo, urgente e empolgante. O leitor, porém, só poderá participar na mudança se olhar para o que se encontra sob a superfície da sua vida quotidiana.

Todos nós estruturamos a nossa felicidade dentro de um estilo de vida. Dia após dia, fazemos escolhas individuais sobre coisas que gostaríamos de fazer. Por exemplo, quer comida chinesa para o jantar? Talvez sim, talvez não. Já viu o seu e-mail? Ainda não, mas vai ver. Na envolvência destas pequenas escolhas que fazemos diariamente, surgem as grandes decisões que tomamos sobre o nosso estilo de vida individual. Só nas últimas décadas é que a sociedade começou a prestar atenção ao facto de o nosso bem-estar depender de forma determinante do nosso estilo de vida.

Temos a liberdade de escolher um mau estilo de vida, caracterizado pelo tabagismo e pelo consumo de bebidas alcoólicas, pela ausência de exercício físico e por uma alimentação com excesso de alimentos processados. Mas s

Seja o primeiro a receber histórias como esta