Loading...

INFLUENCIA!

Maria Gonçalves  

0


Excerto

Apesar de o sucesso ser um conceito subjetivo, está na lista de objetivos da maioria das pessoas. Queremos todos ser bem-sucedidos, no que quer que façamos. E nisto de ser influenciador digital não é exceção.

Mas, apesar de sabermos isso, é comum que a criação de um canal de YouTube ou de um blogue seja movida por fatores emocionais e não tanto racionais, o que pode dificultar o processo.

Criar um projeto de sucesso, para o contexto deste livro, significa criar um projeto em que conquistas o lugar de influenciador digital e, em última análise, isso torna-se na tua profissão a tempo inteiro. Dá algum trabalho, claro que sim, mas é completamente possível e não é necessário contratar toda uma equipa de profissionais.

Neste capítulo, vou abordar os primeiros fatores que têm influência no sucesso do teu projeto, e que começa ainda antes de ele estar no mercado.

NICHO

Um nicho de mercado é um segmento de público muito específico. Um grupo mais pequeno de pessoas com determi­nadas características ou preferências.

Se, em tempos, qualquer blogue era um bom blogue — porque havia tão pouca oferta — hoje as coisas já não funcionam assim. Não basta criar, não basta existir no universo digital. É preciso muito mais do que isso para conseguir fazer crescer uma audiência e criar uma comunidade coesa que consigas influenciar.

E aqui surge o primeiro desafio!

Todos queremos criar um projeto onde falamos daquilo que gostamos. O problema é que normalmente não gostamos apenas de uma coisa, e sem balizas acabamos a falar de tudo um pouco. Daí a proliferação de projetos denominados de lifestyle.

Mas se queres realmente ter um projeto de sucesso, tens de atuar num nicho. Tens de escolher um segmento de mercado, preferencialmente um que ainda esteja pouco explorado, e abordar um tema que esse segmento anseie por consumir. Isto não tem de ser incompatível com falares daquilo que gostas, mas falar sobre tudo um pouco não é um bom caminho para te diferenciares da concorrência e ganhares um lugar. Corres o risco de ser apenas mais um, sem causar impacto e, portanto, longe de atingir o sucesso.

Lembra-te que quando te posicionas como autoridade em relação a um determinado tema, quando a tua comunidade reconhece essa autoridade, tens muito mais hipóteses de os influenciar porque sentem que têm algo a aprender contigo — e quanto mais aprendem, quanto mais útil te tornas, mais vontade terão de regressar.

PÚBLICO-ALVO

Pode parecer qu

Seja o primeiro a receber histórias como esta