Loading...

HISTóRIAS DE ADORMECER PARA RAPARIGAS REBELDES

Elena Favilli   Francesca Cavallo  

4


Excerto

PREFÁCIO

Este livro será sempre especial para nós por muitas razões. Algumas bastante evidentes: o apoio financeiro que recebemos e que quebrou todos os recordes deste tipo de iniciativa (mais de um milhão de dólares! Histórias de adormecer para raparigas rebeldes é o livro que mais apoio obteve em toda a história do crowdfunding), o número estonteante de apoiantes em mais de setenta países e o privilégio de trabalhar com dezenas de ilustradoras incrivelmente talentosas de todo o planeta.

Mas há outras razões, talvez menos óbvias: as mensagens de homens e mulheres prestes a serem pais que nos disseram que foi este o primeiro livro que compraram para as filhas. Uma amiga de uma amiga que nos confessou que esta campanha lhe deu confiança para começar a trabalhar num projeto que lhe era muito caro e que deixara de lado durante demasiado tempo, por medo de falhar. O email de uma mãe felicíssima por ter um livro que a ajudaria a partilhar a sua visão do mundo com os filhos rapazes, como mãe e como mulher. Acima de tudo, pela profunda confiança de quem nos apoiou.

Não é todos os dias que as mulheres recebem tanto incentivo. E isso só nos faz dar-lhes mais valor. Como poderia ser de outra maneira? A maior parte das mulheres extraordinárias de que este livro fala nunca sentiram esse estímulo. Por muito importantes que tenham sido as suas descobertas, por muito audazes que tenham sido as suas aventuras, por muito geniais que elas próprias tenham sido — foram constantemente menosprezadas, esquecidas e, nalguns casos, quase apagadas da História.

É importante que as raparigas percebam os obstáculos que têm pela frente. E é ainda mais importante que saibam que esses obstáculos não são inultrapassáveis. Que não só podem encontrar maneira de os superar como podem mesmo removê-los do caminho para quem vier depois, como fizeram todas estas grandes mulheres.

Cada uma das cem histórias deste livro é prova do poder revolucionário de um coração cheio de confiança.

Que estas pioneiras corajosas vos inspirem. Que os seus retratos transmitam às vossas filhas a crença inabalável de que a beleza se manifesta sob as mais variadas formas e cores, e em todas as idades. Que cada pessoa que ler este livro saiba que a grande vitória é viver uma vida plena de paixão, curiosidade e generosidade. E que todos nos lembremos, todos os dias, que temos o direito de ser felizes e de explorar sem limites.

Agora, que têm este livro na mão, só nos podemos sentir esperançosas e entusiasmadas pelo mundo que estamos a construir em conjunto. Um mundo em que o género não define o tamanho dos nossos sonhos nem até onde vamos. Um mundo em que cada um de nós possa dizer, com confiança: «Sou livre.»

Gratas por fazerem parte desta viagem.

Elena Favilli

Francesca Cavallo

ADA LOVELACE

MATEMÁTICA

Era uma vez uma menina chamada Ada que adorava máquinas. Também adorava a ideia de voar.

Ada estudava os movimentos dos pássaros para tentar perceber qual seria o equilíbrio perfeito entre o tamanho das asas e o peso do corpo. Testou materiais e experimentou os mais variados desenhos. Nunca conseguiu voar como um pássaro, mas criou um lindíssimo livro ilustrado chamado A Ciência do Voo, onde registou todas as suas observações.

Certa noite, Ada foi a um baile. Nesse baile conheceu um matemático velho e rezingão chamado Charles Babbage. Ada também era matemática, e muito inteligente, e os dois tornaram-se grandes amigos. Charles convidou Ada para ver um aparelho que tinha inventado, a que chamara Máquina Diferencial; somava e subtraía números automaticamente, coisa que nunca tinha sid

Seja o primeiro a receber histórias como esta