Loading...

A MAGIA DO SILêNCIO

Kankyo Tannier  

0


Excerto

Introdução

UM LIVRO DIFERENTE

Os livros de desenvolvimento pessoal estão muitas vezes repletos de métodos que supostamente nos trarão a serenidade em poucos dias. Além do facto de o próprio Buda — que é bastante dotado — ter levado vários anos a alcançar este fim, pareceu-me, acima de tudo, que estas instruções «prontas a usar» não bastavam e que seria preferível alternar acontecimentos da vida real com alguns pequenos exercícios. Durante as minhas leituras, dei por mim muitas vezes com vontade de lançar um «Então, prova!», sonoro e enérgico, a todos os defensores do «método milagroso», cuja vida só muito raramente reflecte a sua suposta sabedoria. É, portanto, para evitar as fúrias dos mais cépticos de entre os leitores que multipliquei os exemplos, as pequenas histórias e outros testemunhos em primeira mão… sem esquecer os fracassos, nem mesmo os menos brilhantes!

Este livro contém também, aqui e ali, alguns momentos líricos, nascidos espontaneamente do meu maravilhamento perante a natureza ou a beleza dos seres. Se for mais racional, pode saltar estas passagens, alegremente, como uma cabra-montesa, que não lhe levaremos a mal (além disso, não saberemos de nada, por isso está salvo!).

Ao percorrer estas páginas — seja por ordem ou em desordem —, encontrará também alguns exercícios práticos. Atenção! Todos eles implicam uma mudança de vida! Nada menos do que isso. Pois se escrevi um livro, se descrevo em longos excertos os benefícios desta ou daquela prática, se revelo muitos aspectos da minha vida pessoal, mais vale que a vela seja acesa. Assim, ao abrir este livro, está por sua conta e risco. Esperam-no mudanças profundas. Na terapia, diz-se que muitas pessoas preferem uma situação desagradável mas familiar a uma situação nova mas imprevisível. É o seu caso?

Enquanto uma parte do seu cérebro reflecte cuidadosamente sobre esta questão, aqui ficam algumas informações sobre os exercícios apresentados neste livro. Foram concebidos para serem facilmente integrados no seu dia-a-dia. Não precisará de se levantar antes do amanhecer nem de retirar longas horas às suas tarefas quotidianas para aplicar as práticas aqui sugeridas. Tratar-se-á, antes, de polvilhar as suas actividades com pitadas de consciência e concentração, como uma subtil especiaria que é acrescentada ao prato. Verá que as horas poderão gan

Seja o primeiro a receber histórias como esta