Loading...

Roberto Saviano

Roberto Saviano nasceu em Nápoles em Setembro de 1979. é autor do bestseller internacional Gomorra (2006), que foi publicado em mais de cinquenta países. O livro deu origem a uma série de televisão e a um filme com o mesmo nome, que venceu o Grande Prémio do Júri no Festival de Cannes, em 2008. É colaborador regular de vários jornais: La Repubblica e L'Espresso, em Itália; Washington Post e The New York Times, nos Estados Unidos; El País, em Espanha; Die Zeit, na Alemanha; The Guardian, em Inglaterra. Pela sua actividade de autor e pelo seu empenho civil foram-lhe atribuídos vários prémios: Premio Viareggio "Opera Prima", Premio Nazionale Enzo Biaggio, Geschwister-Scholl Preis, Premio Giornalistico de Lipsia, Premio Manuel Vázquez Montalbán, European Book prize, David di Donatello e Nastro d'Argento pelo guião de Gomorra.

Desde Outubro de 2006, vive sob protecção de escolta policial, no seguimento de ameaças recebidas pelos gangues que denunciou. Em 2008 recebeu expressões de solidariedade de diversos Prémios Nobel e em Novembro do mesmo ano foi convidado a proferir um discurso sobre a liberdade de expressão na Academia Nobel.

Em 2013, voltou a publicar um grande livro de investigação - ZeroZeroZero (Objectiva) - sobre o narcotráfico. É autor de vários outros livros de ensaios e crónicas.

Os meninos da Camorra (Alfaguara, 2018) é o seu primeiro romance.

Siga os seus autores preferidos e poderá ver toda a informação e novidades na sua área privada