Loading...

João Guimarães Rosa

João Guimarães Rosa nasceu em Cordisburgo, no estado de Minas Gerais, a 27 de junho de 1908. Foi um escritor, diplomata, e médico brasileiro, considerado unanimemente um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos. Foi o segundo marido de Aracy de Carvalho, conhecida como "Anjo de Hamburgo" pela ajuda preciosa que prestou a refugiados judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Estreou-se na literatura em 1936 com o volume de poemas Magma. Algumas das suas obras mais marcantes são o volume de contos Sagarana, publicado em 1946, o livro de novelas Corpo de baile e o romance Grande sertão: veredas, estas duas publicadas em 1956. Grande Sertão: Veredas é o único romance e foi distinguido, no momento da sua publicação, com o Prémio Machado de Assis, do Instituto Nacional do Livro, o Prémio Carmem Dolores Barbosa, e o Prémio Paula Brito. A sua publicação fez com que Guimarães Rosa encabeçasse a lista dos melhores escritores da terceira geração modernista, a par de Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto.

Guimarães Rosa foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 1963. Morreu inesperadamente apenas três dias depois de tomar posse, a 19 de Novembro de 1967, no Rio de Janeiro, no auge da sua carreira literária e diplomática. Estava indicado como um dos possíveis nomes para receber o Prémio Nobel de Literatura

Siga os seus autores preferidos e poderá ver toda a informação e novidades na sua área privada